Somos estudantes do Curso de Arquivologia da Universidade de Brasília que buscam, no blog, postar atividades do grupo relativas à análise diplomática e tipológica dos documentos e assuntos relacionados às tabelas nutricionais de alguns alimentos.



quarta-feira, 6 de novembro de 2013

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O WHEY PROTEIN



Fala Galera,
Nessa postagem vamos abordar um pouco sobre Whey Protein: O que é, a sua função, os benefícios, os melhores horários para se tomar, fontes do whey protein, o que acontece com o nosso organismo com a falta dessa proteína e contra-indicações.

==> O que é o Whey Protein?
Whey Protein é a proteína do Soro do Leite. É uma proteína bastante concentrada, com alto grau de pureza e que nenhuma outra apresenta o mesmo desempenho quando o objetivo é a hipertrofia (crescimento dos músculos) ou a manutenção da massa magra, evitando o catabolismo. O leite contém vários tipos de proteínas, como por exemplo, a Caseína, as proteínas das membranas dos glóbulos de gorduras, a Whey Protein (também chamada de Lactoalbumina) e outras. O processo de obtenção da Whey Protein se dá da seguinte forma: depois que se extrai a Caseína do leite desnatado, o líquido que sobra é o soro. Caso a Caseína seja retirada através da adição de algum ácido, o soro é ácido; caso seja retirada através da adição de uma enzima chamada renina, o soro é doce. Este último é o que apresenta maior quantidade de peptídeos e aminoácidos livres (Guimarães et al., 1998). A hidrólise enzimática de polímeros em alimentos, como, por exemplo, de proteínas, é um processo de considerável importância que tem sido utilizado para melhorar propriedades físicas, químicas e funcionais dos alimentos, sem prejudicar seu valor nutritivo, melhorando, particularmente, as características de absorção das proteínas. Proteínas de soro são preferidas em virtude de seu elevado valor nutritivo. As proteínas de leite são utilizadas na forma de hidrolisados, onde normalmente são reduzidas a aminoácidos e peptídeos, de muito baixo peso molecular. As proteínas de soro de leite baseiam-se na propriedade das proteínas do soro não sofrerem alterações conformacionais pelos ácidos estomacais. Ao atingirem o intestino delgado são rapidamente digeridas e seus aminoácidos absorvidos, elevando rapidamente a concentração aminoacídica do plasma e estimulando a síntese de proteínas nos tecidos.

==> Qual é a função do Whey Protein?
O Whey Protein (proteína do soro de leite) é usado numa tentativa de impulsionar os níveis de força, acentuar ganhos no tamanho do músculo e prevenir avaria no tecido muscular, que pode ocorrer após exercício intenso. Numerosos estudos sugerem que os atletas que treinam com peso têm uma necessidade muito mais alta de proteína do que o indivíduo sedentário comum. Quando nos exercitamos ocorre um declínio na taxa de proteína, assim, aumentamos nossa necessidade de proteína e de aminoácidos necessários ao reparo do tecido e crescimento do músculo. Para manutenção ou aumento da massa muscular, é preciso uma ingestão adequada de proteínas. A Whey Protein seria muito útil nesse processo, assim como na relativa baixa do percentual de gordura, já que estudos mostram que a sua suplementação pode aumentar e manter os níveis de hormônios tireoidianos durante uma dieta de restrição calórica. A isso, soma-se o fato da simples diminuição de outras fontes proteicas de origem animal, que apesar de serem ótimas fontes, são acompanhadas de relativas quantidades de gorduras.

==> Quais são os benefícios do Whey Protein? 
Whey Protein ajuda a própria função imune, devido a seu perfil de aminoácido superior e da alta concentração dos aminoácidos de cadeia ramificada, os quais são os principais responsáveis pelo reparo do tecido. A vantagem da Whey em relação às outras, seria a sua chegada como estrutura protéica intacta no pequeno intestino onde é absorvida mais rapidamente. Ela não sofreria nenhum tipo de retenção no estômago, como é o caso da Caseína. Outros aspectos como a alta relação de aminoácidos essenciais e não-essenciais, o percentual alto de BCAA’s e a necessidade alta de consumo de proteínas de alta qualidade são considerados por muitos como um dos motivos principais para o seu uso. A grande vantagem da Whey Protein sobre as outras seria, teoricamente, na quantidade que você precisaria ingerir de produto. Uma pessoa precisaria de uma quantidade menor de produto em relação a outros para conseguir alcançar um número pré-determinado de proteínas ingeridas desejáveis para sua utilização. Por exemplo: digamos que você precise de 40 gramas de proteína bruta após o treino. Se esta fonte for de Whey-Protein, apenas 30 gramas cumprirão sua função, com a vantagem de ser absorvida mais rapidamente do que todas as outras. Segundo estudos, ela mostra melhor relação a outras substâncias, no que diz respeito a: - maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular); - maior teor de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA’s); - livre de lactose (muitas pessoas não digerem bem a lactose); - rica em Glutamina (aminoácido não essencial que promove efeito de volumização celular); - possui fator estimulante do sistema imunológico. O uso em conjunto com alguma substância doce, tipo glicose, açúcar, ou outros, é também recomendado, para causar uma explosão de insulina, o que causaria uma drenagem quase que imediata desses aminoácidos para dentro das células. Acredita-se que dosagens de 30 a 40 gramas são o ideal. Assim, seus efeitos seriam potencializados no que diz respeito as suas indicações e objetivos (Guimarães et al., 1998). As proteínas e peptídeos do soro produzem vários efeitos biológicos quando ingeridas como estímulo à síntese de glutationa, estímulo à síntese de IGF-1 (Insulin Growth Factor I), reforço imunológico, ação hipocolesterôlemica, ação antitumoral e aumento da longevidade em animais de experimentação. Contudo, para que as proteínas do soro de leite estimulem a síntese de glutationa e atuem como imunomoduladoras, elas devem permanecer com suas estruturas nativas intactas, preservando a atividade biológica original, que devem ser transferidas aos peptídeos resultantes da hidrólise. A proteína do soro de leite parece ser a única com propriedade de aumentar a resposta imune através de uma maior produção de glutationa celular. O Whey Protein desempenha função metabólica como antioxidante celular, protegendo contra efeitos deletérios de radicais livres.

==> Em que horário e que quantidade devo tomar? 



Primeiramente você deve se alimentar de 3 em 3 horas para manter o sangue glicosado e oxigenado. O Whey Protein por si só não faz milagre, deve estar acompanhado de uma dieta equilibrada e repouso adequado. Existem diversas formas de utilizarmos o Whey Protein em nossas refeições. Em minha opinião vou colocar na ordem de prioridade as melhores horas para se obter a melhor absorção e aproveitamento do mesmo.

1 - Antes do treino: Nessa hora você precisa mais de carboidratos (que serão transformados em energia) do que proteínas. Pode ingerir uns 70% de carboidratos e 30% de proteínas. Nesta hora temos que propiciar um ambiente anabólico. Obs: Tome uma colher de sopa do produto 30min antes do treino;

2 - Depois do treino: Essa hora é primordial, pois esse momento é considerado como a “janela anabólica” ou “janela das oportunidades”, pela facilidade e urgência do corpo em absorver nutrientes e dar a supercompensação orgânica que o organismo necessita para repor o que foi consumido e promover o anabolismo ou aumento da massa magra (massa muscular). Tomar duas colheres de sopa do produto imediatamente após o treino. Dica: Coloque as duas colheres do produto em uma garrafa plástica seca e leve para a academia. Quando terminar o treino, adicione água, agite e beba. Quanto mais cedo o produto for ingerido após o treino, maior será o efeito anabólico promovido pelo mesmo.

==> Quais são as fontes de Whey Protein?
As melhores fontes de proteínas do leite são a Caseína e a Whey Protein. Isso se justifica pelo Valor Biológico (VB) atribuídos a elas. Valor Biológico significa fornecimento total de aminoácidos em quantidade e proporções adequadas. Ao Caseinato foi atribuído VB=71 e a Whey Protein VB=104. Para se ter uma ideia, ao ovo, que era considerado como o melhor alimento para obtenção de proteínas de alta qualidade, foi aplicado o VB=100. Então, a princípio, a Whey Protein seria superior ao ovo. A Whey Protein vem na maioria das vezes na forma de pó, sendo em potes com medidores, ou em pacotes fechados com uma quantidade já considerada ideal. Isso simplifica e muito a vida dos atletas, pois são fáceis de se comprar, preparar e estocar. Normalmente são preparadas com água ou com leite desnatado.

==> O que acontece com o nosso organismo na falta de Whey Protein? 
A falta de uma suplementação de proteína pode conduzir ao catabolismo excessivo de proteína, ou à avaria (no caso de indivíduos fisicamente ativos), e pode impedir nossos esforços em produzir mais ganhos no tamanho e na força do músculo (no caso de quem treina musculação). Isso acarretaria um prejuízo para o organismo caso o indivíduo não faça uma alimentação rica em proteína, coisa muito comum na dieta do brasileiro. Obter a quantidade adequada de proteína é crucial para a manutenção da massa muscular e manter o corpo em equilíbrio positivo de nitrogênio, necessário para novo crescimento e reparo.

==> Há contraindicações do uso de Whey Protein? 
Até o momento nenhum efeito colateral foi relatado ou documentado do uso de Whey Protein. Assim como beber leite, Whey Protein é um alimento natural que pode ser consumido a qualquer hora sem os indesejáveis efeitos colaterais.


2 comentários:

  1. Olá,

    você tem um blog muito interessante, eu vim aqui à procura de informações no meu blog de ​​proteína de soro de leite.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Tudo porcariada inventada pela industria, somente uma finalidade : Ganhar dinheiro transformando em modinha.

    ResponderExcluir